Arte de ataque e defesa pelo uso dos punhos é, nos tempos modernos, chamado de pugilismo

A palavra boxe vem do verbo inglês "to box" que significa "bater", ou "bater com os punhos. Atualmente, seu significado popular é "luta com os punhos", nos clubes e academias de práticas esportivas. Os especialistas mais radicais interpretam a palavra boxe apenas quando se referem ao boxe inglês praticado a partir das Regras de Broughton (criadas em 1743) e usam a palavra pugilismo para denotar qualquer "boxe" anterior a esse período. O primeiro campeão do boxe sistematizado foi o inglês Jack Broughton (1704-1789).
GOLPES MAIS UTILIZADOS

JAB Rápido e Curto, utilizado como guia ou contra-golpe e para hostilizar um adversário, tirando-o do combate;
GANCHO Dado com o cotovelo fletido ao lado do corpo;
SWING Executado com o braço descrevendo um amplo círculo. Considerado de grande efeito quando atinge o alvo, embora deixe a guarda livre.
UPPERCUT manobra mais curta do Gancho é executado de forma ascendente em direção ao queixo. Perigoso e violento.
JACK + 1 JESS + 1 ROCKY = VENCEDORES!2
O primeiro pugilista negro a obter o título mundial dos pesos pesados foi o americano Jack Johnson. A luta aconteceu no dia 26 de dezembro de 1908, quando Johnson derrotou Tommy Burns por nocaute no décimo quarto round. Jack Johnson ficou sete anos com o título e parecia que iria prolongar bastante o seu reinado. Mas em 1915, em Havana, Cuba, Johnson foi surpreendido pelo seu compatriota Jess Willard que o derrotou, pasmem, no vigésimo sexto round. Jess Willard ficou com o título até 1919, quando sofreu duro nocaute no terceiro round, no duelo que travou contra Jack Dempsey. O Matador de Manassa, como Dempsey era chamado, foi o boxeador de maior potência de punche. Segundo a história, seu poder de pancada equivalia a 120 quilos. Depois dele, o golpeador mais bem dotado de punche foi Rocky Marciano, cuja potência chegava a 118 quilos.
NO BRASIL
Em São Paulo, há registro da primeira luta de boxe - apenas como exibição - entre um pequeno ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira. Conhecido como o Apolo Brasileiro, em razão de seu físico avantajado, Sucupira tornou-se um grande entusiasta do esporte e seu primeiro grande divulgador.
Os melhores boxeadores brasileiros foram Ítalo Rossi, Ralph Zumbano, Servílio de Oliveira e Eder Jofre. O nome de Eder Jofre também aparece na lista de atletas que conseguiram sucesso com esta nobre arte como Miguel de Oliveira, Maguilla e Acelino Popó de Freitas que - depois de realizar 39 lutas, com apenas uma derrota, 38 vitórias, seis por pontos e 32 por nocaute - resolveu paralisar as suas atividades de boxeador. Com 31 anos, em perfeitas condições físicas e emancipado economicamente, o profissional baiano decidiu oficialmente que era o momento de abandonar o esporte que o consagrou. Para não ficar longe das atividades boxísticas, Popó ingressou na área de empresários, sem ambição de lucros imediatos. Na verdade seu espírito raciocina em termos de colaborar para que surjam outros bons valores dentro da nobre arte nacional.
PERGUNTA: QUEM SERÁ O SUBSTITUTO DE POPÓ?
O piracicabano Agnaldo Nunes tem grandes chances, pois vem cumprindo, com êxito, uma ótima campanha nos Estados Unidos - o que lhe conferiu o título americano na categoria superleve - e está classificado entre os melhores do ranking organizado pelo Conselho Mundial de Boxe. Outro com boas possibilidades de exibir a coroa mundial é Valdemir Sertão Pereira - se lhe for concedida nova oportunidade. Sertão perdeu o título dos penas num combate atípico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário